domingo, 27 de novembro de 2016

Fim de semana na Cozinha

Um dos prazeres que o desemprego trouxe, foi a cozinha! E se antigamente, o tempo era curto para fazer uma sopa rápida, agora dá para muitas e doces experiências ... e eu aproveito-o bem. Não sou bem  uma cozinheira, sou mais uma doceira, pois é nos doces e nas sobremesas  que me deixo levar pelo entusiasmo. Talvez o entusiasmo se reflicta nos "n" quilos que ganhei logo a seguir ao desemprego, em que n = muitos .

Este fim de semana foi em cheio!
Comecei no sábado logo de manhã com uma espécie de bolo rainha, especialidade cá de casa ... não é mais do que uma massa de pão brioche onde depois de levedar, adicionei vinho do Porto, frutos secos a gosto (200g de passas, amendoas, avelãs, nozes) e raspa de laranja, formar a coroa, deixar levedar mais um pouco e vai ao forno. 


Hoje, continuei com outra receita, a tarte de maçã "copiada" do blogue da Pinta, que já aguardava há alguns dias que eu fizesse iogurtes, pois estava nos ingredientes. Claro que entre o Bolo Rei e a Tarte de Maça, fiz iogurtes e também fiz pão; 


E já que o forno está quente vamos também fazer uns Húngaros, receita nova,  ainda estou em dúvida entre esta receita e a minha de sempre, mas não está mal !


Hoje tinha prometido a mim mesma que ia sair de casa, mas com o marido fora e os miúdos entretidos no computador, nem dei pelo tempo passar. Sinto que nesta altura da minha vida  o meu maior problema é combater esta vontade imensa de me deixar ficar em casa. 

E assim se desperdiçou um dia magnifico de sol, mas quando estou na cozinha o tempo corre de forma diferente e nem dei por ele.

Agora, espera por mim um chá quente e uma lareira acesa.  




13 comentários:

  1. ó pá, que bom aspecto!... mesmo, mesmo como eu, passei o dia na cozinha mas, eu é mais salgados, foram pataniscas, folhados com torresmos e com queijo.
    beijinho, eugénia

    ResponderEliminar
  2. Mas ficar em casa não é desperdício! É muito bom!
    Já essa orgia de doces ... pode não ser boa ideia!
    Fiquei de olho no bolo rainha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. A minha filha Catarina (18 anos) esteva cá este fim-de-semana.
    E fez um bolo de banana e maçã que estava divinal!
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
  4. até já fiquei com fome só de ver essas imagens!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  5. Tambem gosto muito de fazer doces, e então a tarte? ficou boa? Nós gostamos muito...
    Este ano vou fazer bolo rainha, nunca fiz mas vejo fotos tão. mas tão...humm vou fazer :) boa semana

    ResponderEliminar
  6. Também vi a tarte no blog da pinta, e está anotada para fazer "um dia"...
    Esses hungaros, deixaram-me a suspirar...
    Quanto ao bolo rainha... para mim é mais bolo rei, e está a lista para fazer em breve, pois gosto dos de compra, mas gosto mais do "meu"!

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  7. Também sou mais "doces" :) mas só um de cada vez :)
    bjs

    ResponderEliminar
  8. ainda bem que arranjou essa ocupação que lhe tem dado muito prazer. Pode ser que a desenvolva e faça docinhos para vender e ganhar uns tostões!!

    ResponderEliminar
  9. Eu também gosto de cozinhar, mas doces não é comigo, sou a verdadeira desgraça! Falta-me mão ou qualquer coisa do género...
    Não sou fã de bolo rei, já de bolo rainha sou bastante :) :) :)
    Os húngaros ficaram com muito bom aspecto, não me importava de dar uma dentada num... ou dois...
    Eu como corro regularmente acabo por queimar calorias extra. E a horta também ajuda, que isto de andar à enxada e ao farpão, dá cabo de tudo :)
    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  10. Aproveitou bem esse dia e eu levo algumas sugestões!!!bj
    https://ospetiscosdagracinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um fim de semana repleto de paz natalícia ... condimentado com muito Amor familiar ... muitos sorrisos e excelentes partilhas!!!

      E ao "bater das doze badaladas" que seu coração se encha de ESPERANÇA em concretização se sonhos e projetos!!!

      Um beijo da amiga Gracinha!!!

      Eliminar
  11. Olá, Isabel!

    Como está? Aqui, tudo satisfatório.

    Há mto k não passo por cá, mas não posso esforçar a minha mão dta, pke este ano já foi submetida a duas cirurgias.

    Engenheira e cozinheira por prazer e "dever". Que bom! Eu detesto cozinhar o pouco k sei, mas sou gulosa, confesso.
    O seu bolo-rainha tem um excelente aspeto, e mesmo depois de já ter tomado o pequeno almoço, "marchava" um bocadinho, ah, "marchava", pois!.

    DESEJO À ISABEL, FILHOS E MARIDO, QUE IRÁ ESTAR POR CÁ, QUEREM TODOS, UM NATAL DE AMOR E UM EXCELENTE ANO NOVO.

    Beijinhos e dias felizes.

    ResponderEliminar